sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A verdade sobre o projeto da Trincheira da Anita – Parte 1


A retirada de aproximadamente 60 árvores, redução da largura das calçadas, muito concreto, diminuição da área verde e aumento da poluição sonora não são compatíveis a sustentabilidade ambiental que tanto divulgam!

Observando o local, obra da Trincheira da Anita Garibaldi, podemos notar que a maioria dos carros que trafega pela via realiza conversão à esquerda para o sentido norte (aeroporto) ou cruzam a Carlos Gomes prosseguindo em frente pela Anita, poucos  seguem a direita pela Carlos Gomes.

 Com a obra, não será possível realizar conversão a esquerda na Carlos Gomes e os carros no sentido aeroporto serão somados aos que seguem em frente pela Anita. Logo, as retenções irão permanecer ou até aumentar, pois todo esse fluxo irá se direcionar para a rua Engenheiro Alfredo Correa Daudt, rua residencial e estreita de mão dupla separada por um canteiro, que hoje já tem um intenso movimento de veículos que com o projeto será intensificado. Já a Alameda Raimundo Correa se tornará mão única levando o trânsito da Nilo Peçanha para a Anita Garibaldi. Aumentando ainda mais o fluxo para a rua Correa Daudt. 

 A divulgação de que não haverá sinaleiras, para transformar a Perimetral numa via rápida, anima todos que não conhecem o projeto, porém a região possui prédios residenciais, empresariais e lojas comerciais com grande circulação  de pedestres.  O bairro modificou-se com o passar dos anos o projeto da obra da Trincheira não. As sinaleiras e as faixas de pedestres têm que existir. Os carros são mais importantes que as pessoas?

Queremos a evolução de nosso bairro e de nossa cidade, todos serão afetados . Por todos estes aspectos o projeto deve ser revisto já que até agora nenhum laudo técnico de impacto ambiental e de estudo urbano foi mostrado, queremos CURTIR E CUIDAR da nossa Porto Alegre.

4 comentários:

  1. Resido na Pedro Chaves Barcelos, e acho a Anita muito linda. Devemos cuidar das nossas árvores e por isso não concordo com o projeto da trincheira. E acredito que esse projeto não irá solucionar o problema do trânsito. Acho muito mais viável um projeto na Plínio com Carlos Gomes, pois lá não teremos grandes impactos no meio ambiente. De qualquer forma sou a favor de menos carros nas ruas e menos projetos que não respeitem nossa natureza.

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  2. Como moradora da Alameda Raimundo Correa, serei fortemente atingida por esta obra ridícula. Concordo com o comentário acima. Por que não fazem uma obra assim no cruzamento da Plínio com a Carlos Gomes, onde o trânsito é bem pior?

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  3. A obra que mantêm a tradição porto alegrense de se construir coisas absoletas a custos elevados e duvidosos em sem licitação. Um túnel que passa sob uma avenidade com corredores subaproveitados e que na hora do rusch passam um carro a cada 5 minutos, virará em tunel da fila interminável que se prolongará da Correa Daudt passando por baixo dessa trincheira que pretendem construir a um custo de mais de 10 milhões de reais. E é O que já acontece hj da avenida carlos gomes até a avenida silva jardim.

    Falatam ónibus, passarelas para pedestres e uma revolução na forma de encararmos os corredores de ónibus da carlos gomes que hoje praticamente não são utilizados e na sua total possibilidade.

    Como podemos ajudar nesse moviento acabo sempre achando pessoas que divedem essa preocupaçnao em matérias dejornais, mas sempre que entro em contato para participar de um grupo de discussão não tenho resposta.

    Rogério

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  4. e até mais importantes que as arvores, são as vidas das pessoas que ali circulam!!! como ficarão os pedestres???? todos os dias atravesso várias vezes a carlos gomes, a pé, em direção a anita! As sinaleiras e as faixas de pedestres têm que existir.

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