terça-feira, 3 de julho de 2012

Procurador do Ministério Público tentará suspender o início das obras

Uma comitiva formada por moradores dos bairros a serem afetados pela obra da trincheira reuniu-se na manhã de hoje (3) com o procurador do Ministério Público, Luciano Brasil. 


Ao constatar a ausência de estudos essenciais para a execução do projeto, como os estudos de impacto ambiental e da vizinhança, Brasil prontificou-se a requerer o adiamento da obra, em reunião com a prefeitura, até que essas questões sejam devidamente esclarecidas. O MP também solicitará que a população seja consultada e que seja reavaliado se a trincheira é mesmo a melhor alternativa para desafogar o trânsito da Anita Garibaldi.

A comitiva entregou ao MP uma prévia do laudo técnico realizado pelo engenheiro Mauri Panitz, especialista em engenharia de tráfego. O estudo traz observações técnicas sobre as falhas do atual projeto.

8 comentários:

  1. Acho interessante os responsáveis pelo Blog criarem um post com as alternativas sugeridas pelos moradores e "especialistas". Só se fala que a obra não é a ideal, mas criticar é fácil, quero ver dar uma alternativa melhor.

    Até porque esperar pela prefeitura apresentar as alternativas teremos que esperar sentados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles só se preocupam em deslocar o tráfego para os vizinhos das próximas quadras!!
      Se passar o tráfego para a Nilo tá bom para eles então!!
      É isto mesmo!!

      Excluir
  2. Olá Alex!
    O blog do Anita Mais Verde está sendo remodelado. Uma das ideias é justamente criar essa seção com as alternativas. Fique atento para as próximas atualizações! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A realização de estudos não pode ser deixada de lado.
    Senão acontece como no viaduto Leonel Brizola, que está causando um congestionamento constante na entrada da Cidade APÓS ter sido inaugurado!

    ResponderExcluir
  4. Quem sabe um viaduto grande e alto não seria alternativa para permitir inclusive que se dobre à esquerda em direção ao aeroporto?

    Concordo com o comentário acima de que o objetivo parece ser transferir o tráfego para outras quadras, afirmando inclusive que a solução seria APENAS o viaduto da Plínio!

    ResponderExcluir
  5. O problema de degradação do bairro já começou de forma grave como decorrência do impacto da 3ª perimetral na Av. Carlos Gomes, a rua se tornou um eixo rodoviário atravessando a cidade, em continuidade desde a BR116 e fazendo a ligação de toda a zona metropolitana ao norte com a Zona Sul da cidade e em destino a Viamão e os outros municípios a Leste da cidade, além disto a rua foi adensada em edifícios que lotaram de escritórios e encheram todas as demais ruas dos bairros de tráfego e carros estacionados o dia inteiro, ocupando hectares de espaço publico de convivência e de circulação, nossos bairros estão dando suporte para o lucro de atividades, industrias, empresas e investidores, que nada dão ou oferecem em troca.
    Nosso governante míope aceita como compensação urbanística do Shopping Iguatemi a duplicação do acesso até o Shopping cortando os bairros com mais uma via expressa.
    Ora, o impacto urbanístico do Shopping Iguatemi, que é grande pois é ainda associado a outras concentrações, como o Bourbon Country, o novo Shopping Wallig, o novo Bairro Jardim Europa, tem repercussão comercial, causando concorrência com os modelos de negócio de rua, e repercussão econômica grande.
    O impacto urbanístico destas duplicações de shopping center é grande e grave, deveria ser matéria de estudos e avaliações do poder público.
    Mas o que não se pode conceber é que este grande impacto urbanístico causado por estas concentrações comerciais pretenda ser compensado com meios de maior impacto urbanístico ainda.
    Pois o que pretede a prefeitura, o Shopping Iguatemi e o Grupo Zaffari é seguir causando degradação urbana, além de concentrando a atividade de comércio ainda concentrado fuxos e criando demandas de tráfego, e para suprir a própria demanda gerada pelo modelo de concentração.
    A associação destes interesses neste prefeitura exige dos bairros da cidade como preço para modelo urbanístico atrasado, equivocado e na contra-mão da história e do progresso, um preço permanente em desapropriação de recuos de jardim, aumento de poluição atmosférica, aumento dos níveis de ruído, perdas de árvores.
    Tal degradação urbana inibe a circulação de bairro das pessoas que ficam restritas a estreitas e lisas faixas de travessia junto a tráfego pesado, com risco ruído e fuligem, sem jardins, sem calçadas agradáveis, largas, seguras, silenciosas e tranquilas.
    POR ISTO E POR MUITO MAIS É QUE DECIDI.
    TE VOTEI COMO VICE MAS TE PEGUEI NOJO!!
    VAI PARA CASA FORTUNATTI!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela mobilização e pelos avanços conquistados! Estou orgulhosa de ser parte desta comunidade cidadã!

    ResponderExcluir
  7. Rogério Ratner Kirschbaum

    É muito bonito o projeto artístico que está "vestindo" árvores na rua Anita Garibaldi, com roupas de tricô, uma delas, inclusive, quase na esquina da Anita com a av. Carlos Gomes (III Perimetral). Faz parte, em verdade, de um projeto de nível mundial, e já foram vestidas árvores em inúmeros países. O problema específico, em nosso caso, é que o prefeito de Porto Alegre José Fortunati (infelizmente candidato na próxima eleição; ao que tudo indica vai sofrer uma derrota acachapante para a deputada federal Manoela, do PC do B, diante da inoperância e inutilidade de seu mandato, conseguido, aliás, somente em face da renúncia de José Fogaça, que se candidatou para governador e perdeu para Tarso Genro) pretende derrubar esta árvore aí da fato e mais cerca de duzentas na obra da malsinada "passagem de nível" que o mesmo pretende fazer (ao pretexto de que tal obra seria indispensável para a Copa do Mundo, não se imagina porque), abrindo um túnel de 8 metros abaixo da terra, e desapropriando metros de jardins e calçadas. Além da tragédia ecológica, verdadeiro arvorecídio, o projeto coloca em risco a vida dos moradores dos prédios no entorno, e tal obra não vai trazer nenhuma melhora para o trânsito, uma vez que as sinaleiras não serão eliminadas. Com efeito, a duplicação da Anita Garibaldi (que pelo projeto será apenas nas quadras junto à Carlos Gomes), de um lado e do outro, ao contrário do apregoado, vai ficar ainda mais engarrafada, porque não será mais possível converter à esquerda em direção ao Aeroporto, restando afunilado todo o tráfego na descida da Anita - pois para acessar a zona norte e o Aeroporto será necessário converter em um cruzamento que hoje já é motivo de estrangulamento. Não é à toa que os moradores das imediações e dos bairros Bela Vista e Mont'Serrat, além de gente de toda a cidade, estão protestando contundentemente contra tal "mostrengo", com toda razão.

    Vejam no link abaixo a matéria da ZH Bela Vista, com uma bela foto da árvore que, a prosperarem os planos de Fortunati, infelizmente será moribunda:

    http://wp.clicrbs.com.br/zhbelavista/2012/06/05/arvore-ganha-roupa-na-anita-garibaldi

    ResponderExcluir